Crédito da foto: Agência Brasil

Em resposta a críticas formuladas pela ONU, que afirma ser a agricultura responsável pelo consumo de 70% da água disponível no mundo, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que 90% da produção agrícola no país utilizam água das chuvas.

A resposta do ministro brasileiro foi dada durante conferência no Fórum Mundial da Água que se realiza em Brasília. Segundo Maggi, apenas 10% do setor utilizam água captada por sistemas de irrigação.

Blairo Maggi, explicou que “a água é reciclada no processo [agrícola], {e, portanto} não há exportação de água. Às vezes, falam que precisa de 15 mil litros de água para fazer um quilo de carne. Isso não é verdade, é uma lenda urbana. É uma coisa que começou e continua a ser dita e não tem explicação científica. A verdade é que o quilo de carne não leva um quilo de água. Nós fazemos agricultura no Brasil sem irrigação, é apenas um aproveitamento natural das chuvas que nós temos”, disse Maggi, ao encerrar os debates do Painel Água para Agricultura e Produção de Alimentos.

O documento da ONU aponta que o mundo precisará aumentar em 50% a produção de alimentos até 2050, caso mantenha o atual padrão de consumo. A edição incentiva a busca por soluções baseadas na natureza, que usam ou simulam processos naturais para contribuir com o aperfeiçoamento da gestão da água no mundo.

De acordo com Maggi, a exigência legal faz com que os produtores brasileiros preservem 20% do território nacional, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos quando protege margens de rios e preserva a vegetação nativa de suas áreas.

O ministro citou a legislação ambiental brasileira, que é bastante exigente. “A maioria aqui são brasileiros, ou são ligados a agricultura”, afirmou. “Eles sabem que nós temos uma legislação bastante dura, forte, que exige que cada propriedade rural preserve, como florestas naturais, as margens dos seus rios, dos seus córregos, e fazendo com que essas florestas protejam a água, a biodiversidade e a fauna.”

 

Deixe um comentário

avatar
Fechar Menu