As pequenas propriedades possuem papel bastante significativo no agronegócio brasileiro. Por isso, necessitam de melhores condições para produção sustentável de alimentos que abastecem as mesas de grande parte dos brasileiros.

O uso da tecnologia, por exemplo, tem sido fundamental para as lavouras nas regiões Norte e Nordeste dopaís. Apenas com o uso de GPS e softwares que determinam procedimentos necessários como uma porção específica da lavoura e do adubo, agricultores de Tocantins e Bahia estão produzindo quantidades superiores à média nacional nos últimos anos.

Com o aumento de produtos oriundos de pequenas propriedades rurais, mais oportunidades têm surgido para esses produtores. O mercado consumidor, por exemplo, tem recebido com grande entusiasmo produtos com menos agrotóxicos utilizados na agricultura para controlar insetos, doenças, ou plantas daninhas que causam danos às plantações, e que são mais bem cuidados pelo agricultor.

Outras medidas podem ser pontuais para produtores de pequenas propriedades. Unir-se a cooperativas ou associações pode trazer benefícios como parcerias que facilitam a concessão de linhas de crédito para investimento e dispor de cursos de capacitação para o agronegócio para toda a equipe.

Deixe um comentário

avatar
Fechar Menu