A agricultura e pecuária paranaenses têm caminhado em direção oposta a outros setores da economia local. Não só têm crescido nos últimos anos como também mostra força frente à crise econômica vivida recentemente, representando 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

O Paraná contribui de maneira expressiva para a recuperação da economia nacional. É o maior estado produtor de soja (3,6 toneladas por hectare em 2017), segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

Importante ressaltar que o Paraná é o segundo maior estado responsável pela produção agroindustrial brasileira e o que mais agrega valor à produção rural, a partir da transformação da produção primária do campo.

Porém, o estado enfrenta um grande problema. Conta com pouco investimento em infraestrutura das rodovias. Boa parte do que é produzido é transportado pelas estradas do país. Sendo o Paraná um dos maiores produtores do Brasil, ter vias estruturadas para o transporte dos produtos é fundamental.  Recentemente, o governo estadual anunciou a realização licitações para as obras em rodovias paranaenses nos próximos anos.

Deixe um comentário

avatar
Fechar Menu